naperonize day

19.10.09

naperonize day, originally uploaded by silvia - raparigascomonos.

durante a infância ganhei horror aos paninhos de crochet...vulgo 'naperons'.
eh pá, aquilo estava por todo o lado, não havia tia ou avó que não tivesse os móveis de madeira cobertos com algo do género. pior, as conversas geralmente "descambavam" para coisas do género..."aiiiii que lindo, foste tu que fizeste???" e tal.
pensava sempre, mas para quê? ainda por cima quando tinha de limpar o pó (actividade que sempre detestei) tinha de tirar aquilo tudo e depois voltar a pôr...enfim, o passado lá vai.
acontece que herdei a colecção de panos, paninhos e toalhas e colchas da família. em minha casa estão divididas entre baús e gavetas onde se acumulam à espera de melhores dias. ora, ontem foi um dia bom para alguns dos naperons...por isso resolvi criar o 'naperonize day' cá em casa, em que de vez em quando vou dando uma ou outra oportunidade aos paninhos que, coitados, precisam de respirar.
agora brincadeiras à parte, a verdade é que neste momento sei perceber o valor de algumas das peças que tenho e ver a sua beleza para além da imagem kitch que comportam.
são centenas de horas de trabalho em padrões de complexidade que eu provavelmente nunca serei capaz de fazer. isto sim, são verdadeiras relíquias.

7 comentários:

  1. Fiquei mais fixada na foto. Muito linda essa foto antiga. Beijinho

    ResponderEliminar
  2. Também tenho uma colecção de panos, paninhos, toalhas e até cortinas em crochet. Sempre gostei muito de rendas, até cheguei aprender a fazer (entretanto já me esqueci :( )
    Infelizmente, acho não tenho casa para usar essas coisas tão bonitas, que vão ficando guardadas entre a minha casa e a da minha mãe...

    ResponderEliminar
  3. lolol como me revejo no que escreves!

    ResponderEliminar
  4. a minha mãe tinha uns verde forte, que sempre me fascinaram! e desses gosto, acho até que os vou pedir emprestados para minha casa! :)
    o segredo está em como os (re)utilizas!

    ResponderEliminar
  5. sim, sim, verdadeiras reliquias !

    ResponderEliminar
  6. Olá!

    Adoro esse livro!! É dos meus favoritos, a Miranda July é uma inspiração, esse livro é uma delícia :)

    Parabéns pela loja! Vou colocar o vosso link no meu blog, se fôr o.k.

    blog.twodotwo.com

    ResponderEliminar
  7. claro Maria Helena,

    fico muito agradecida.

    ResponderEliminar